L.S. Lowry

Laurence Stephen Lowry, conhecido como L.S. Lowry (1887 - 1976) foi um pintor modernista inglês.
Estudou em Londres, onde, numa oficina independente, trabalhou e prosperou até aos 65 anos de idade, quando se retirou do ambiente cultural britânico.
Expôs regularmente na cidade de Manchester, durante a década de 20, época em que o seu trabalho adquiriu maior reconhecimento. Muitos dos seus desenhos e telas retratam Salford e a área circunvizinha, entre elas Pendlebury, onde viveu e trabalhou por mais de 40 anos. As suas obras, aliás, tornaram-se famosas por representarem vulgarmente sublimes paisagens industriais e o movimento frenético das cidades inglesas no início do século. Esta particularidade se manteve até à década de 40.

Lowry é famoso por retratar cenas da vida cotidiana, principalmente aquela dos distritso industriais da Inglaterra setentrional, durante os primeiros anos do século XX. Com seu estilo retratou cenas do cotidiano dos bairros de periferia de Londres e outras regiões por onde passou. Devido à foram com que evidenciava particularidades nas cenas retratadas, chegou a ser considerado um artista naif, mas em momento algum teve suas telas ou desenhos assinalados pela crítica como sendo deste particular estilo artístico.

No ano em que morreu, foi realizada uma grande exibição, uma retrospectiva da sua vida e de seus trabalhos, na Real Academia, em Londres. Entre os seus quadros mais conhecidos, figuram:


L. S. Lowry - A Village Square 
L. S. Lowry Factories
An Industrial Town

Uma grande coleção de suas obras é atualmente em mostra permanente na galeria d’arte situada em “Salford Quays”, apropriadamente definida “The Lowry”. Em 1987 foi realizado o filme para a TV, intitulado “A Simple Man” de Christopher Gable e Gillian Lynne sobre a vida e obra do artista.