Michelangelo Merisi da Caravaggio


Meus amigos sabem da minha paixão pela vida e obra do grande mestre Merisi. Ainda criança, quando meu pai me presenteava com contos, romances, poesias, dezenas de livros de artes e história, discos de ópera, etc, confesso ter sido "colpito" intensamente por Caravaggio, a quem considero a expressão máxima da arte barroca.

Além do grande mestre, dois outros deixaram marcas profundas no meu amor pelas belas artes: Modigilianie e Utrillo, este último, fauvista francês.

Há mais ou menos 2 anos, encontrei um dos mais belos sites jamais dedicados a um único artista. Elaborado com cura pela RAI, é riquíssimo em detalhes e outros recursos que aconselho explorar com calma e deliciar toda paixão que a arte de Caravaggio suscita. Lamentavelmente, retiraram o site do ar...não o encontrei mais.

Atormentado, violento e com um caráter difícil e mal formado. Certamente deveria dormir muito pouco, ter sérios problemas de insônia, acordando durante a madrugada, sobressaltado com seus pesadelos e tormentos. Ao mesmo tempo que procurava a companhia das pessoas, às desprezava, jamais conseguindo se adaptar ao meio em que vivia.

Por tudo que li a seu respeito e os documentos que existem atestando a sua conduta, eu arriscaria um palpite dizendo que se tratava de um esquizofrênico - o mesmo que penso a respeito de Van Gogh - com parcos momentos de extrema lucidez.

Mas o que importa realmente era o seu lado genial que retratava a vida e seus personagens com uma realidade que chega a nos atormentar, haja vista mostrar com crueza as mazelas de uma sociedade perversa, mentirosa, vil e pagã.

A seguir, o melhor documentário que encontrei sobre o Merisi.