Siglas nas moedas do Cruzeiro

As moedas do padrão monetário Cruzeiro (1942-1948), cunhadas no intervalo de 1942 a 1944, receberam, no anverso e/ou reverso, as siglas de seus gravadores. Apesar de no final de 1944, a Casa da Moeda estabelecer que os gravadores não deveriam mais colocar suas siglas nas moedas, ainda em 1945, 1946 e 1947 algumas moedas receberam essas inscrições.

As moedas de 10, 20 e 50 centavos.

Na moeda de 10 centavos, no reverso aparece BR, de Benedito de Araújo Ribeiro, à direita do traço separador da data. No lado com a imagem de Getúlio Vargas (anverso), está a sigla OM, de Orlando Moutinho Maia, logo após a palavra BRASIL. A sigla aparece nos anos de 1942 a 1946, mas existem moedas sem siglas, nessas datas.

Nas moedas de 20 e 50 centavos, seja no anverso, tanto quanto no reverso, a sigla encontrada é OM, de Orlando Moutinho Maia, e fica localizada nas mesmas posições da moeda de 10 centavos: à direita do traço separador da data, no anverso, e após a palavra BRASIL, no reverso.

Clique na imagem, para ampliar.

As moedas de 1, 2 e 5 cruzeiros

Na moeda de 1 Cruzeiro (nas datas que constam da tabela abaixo), no reverso, a sigla é BR, de Benedito Ribeiro, e está localizada à esquerda, embaixo do traço horizontal de pontas curvas sob a palavra CRUZEIRO. No anverso, ao lado esquerdo do mapa, na altura do estado de Santa Catarina, aparece a sigla WT, de Walter Rodrigues Toledo.

Nas moedas de 2 e 5 Cruzeiros, seja no anverso ou no reverso, a sigla é WT (Walter Toledo) e fica localizada nas mesmas posições da moeda de 1 Cruzeiro.

Clique na imagem para ampliar.


Nota:

1. Sigla OM do desenhista e gravador da Casa da Moeda, Orlando Moutinho Maia - Aparece somente nas moedas de 10, 20 e 50 Centavos.
2. Sigla WT do desenhista e gravador da Casa da Moeda, Walter Toledo - Aparece somente nas moedas de 1, 2 e 5 Cruzeiros.
3. Sigla BR de Benedito Ribeiro - Aparece somente no anverso das moedas de 10 centavos e de 1 cruzeiro.

Até o ano de 1944, todas as moedas do padrão Cruzeiro eram cunhadas com as siglas dos desenhistas e gravadores, no anverso e no reverso. Nesse ano, o diretor da Casa da Moeda, Major Zeno Marques de Souza Zielinski proibiu a gravação dessas siglas nos cunhos por suspeita de que fossem usadas como símbolos do integralismo. Porém quando se dava prosseguimento à cunhagem, houve troca de cunhos,  e as moedas com as datas de 1944 e 1945 foram cunhadas, umas com siglas e outras sem siglas. Existem alguns raríssimos exemplares de 10 centavos de 1946, e apenas duas peças (conhecidas) do mesmo valor, com a data 1947, que receberam estas siglas.