God Save the Queen

No dia 9 de Setembro de 2015, em homenagem à Rainha Elizabeth II, a monarca que por mais tempo ocupou o trono britânico, a Royal Mint mandou cunhar uma moeda de prata de 20 Libras, com o mais recente retrato da soberana, juntamente com os outros quatro que o precederam.
O anverso da moeda (onde aparecem os cinco retratos da Rainha) foi criado pelo projetista Stephen Taylor, enquanto o reverso, onde aparece a singular efígie de Elizabeth II, é obra do artista Jody Clark.

O último retrato da Rainha foi apresentado ao público em Março deste ano. É o quinto retrato da monarca desde sua ascensão ao trono em 1952. Os outros retratos foram criados, respectivamente, nos anos de 1968, 1985 e 1998.

Jody Clark é o primeiro projetista da Royal Mint a ser escolhido para executar o atual retrato da soberana, em mais de 100 anos. Jody é o mais jovem entre os projetistas responsáveis pelos retratos anteriores. O elegante retrato criado por Jody mostra a monarca endossando o colar e coroa com diamantes, indumentos reais usados na sua coroação. 


Desde quando iniciou sua carreira na Royal Mint, Jody Clark trabalhou em alguns projetos importantes, a exemplo da medalha cunhada para celebrar a Ryder Cup 2014. O retrato da Rainha, executado por Jody, dà à monarca um semblante simpático, com um singelo sorriso, o que reflete a visão moderna da Rainha que conhecemos hoje.

Jody Clark disse: “Gosto muito dos quatro retratos anteriores; cada um deles é belo ao seu modo. Espero de haver feito justiça à Sua Majestade, com o meu trabalho. Ainda náo consigo acreditar que o retrato que fiz será inciso em milhões de moedas”.

Motivo de orgulho - Adam Lawrence, Chefe Executivo da Royal Mint, disse: “Esta mudança do retrato fará de 2015 um ano especial e um motivo de orgulho para todos nós. O último incisor da Royal Mint, encarregado de realizar um retrato real foi George William de Saulles, que projetou o retrato de Eduardo VII, em 1902.”



Os retratos anteriores:

1. O retrato de Gillick, de 1953 - Em 1952, a princesa Elizabeth foi coroada Elizabeth II, a monarca que por mais tempo ocupou o trono britânico. O primeiro retrato da monarca foi criado por Mary Gillick, escultora britânica natural de Nottingham (1881). No retrato de Gillick vê-se uma jovem rainha endossando uma coroa de louros, ao contrário da coroa habitual.

2. O retrato de Machin (a seguir, à esquerda), de 1968 - Os preparativos para uma nova moeda foram iniciados em segredo, em 1962, depois da Rainha estar ocupando o trono há 15 anos. O trabalho do escultor Arnold Machin, nascido em Stoke-on-Trent,em 1911, na Inglaterra, foi selecionado entre os desenhos iniciais, depois modificado e aperfeiçoado. Nele, insolitamente, a Rainha é vista quase de costas.


3. O retrato de Maklouf (acima, à direita), de 1985 - Raphael Maklouf nasceu em Jerusalém, em 1937, transferindo-se em Grã-Bretanha depois da segunad guerra. O seu retrato foi o terceiro inciso sobre as moedas com a efigie da Rainha, colocadas em circulação em 1985. Trata-se de uma representação formal do semblante da soberana.



4. O retrato de Rank-Broadley (acima, à direita), de 1998 - O quarto retrato da Rainha foi criado e introduzido no meio circulante, em 1998, criação do escultor Ian Rank-Broadley. O seu projeto, muito complexo, levou meses para ser executado. Rank-Broadley preferiu dar ênfase à integridade do retrato, sem fixar-se exclusivamente sobre o vulto da soberana.




As moedas com a nova efígie entrarão em circulação até o final deste ano (2015), em todo Reino.