Flowing Hair 1794, a moeda de dez milhões de dólares

A imagem ao lado mostra o anverso do Flowing Hair de 1794. A moeda foi vendida nos EUA por US$ 7,850,000.00 (sete milhões, oitocentos e cinquenta mil dólares), estabelecendo um novo recorde, posicionando-a como moeda mais cara do mundo. Com graduação MS Specimen 66, é o dollar de 1794 melhor conservado, e creditado por vários experts como o primeiro dolar cunhado pela Casa da Moeda dos EUA.

A moeda foi vendida por Steven L. Contursi, presidente da Rare Coin Wholesalers de Irvine, CA, à ONG Cardinal Collection Edcational Foundation, em Sunnyvale, CA. O colecionador e pesquisador Martin Logies representou a Fundação da qual é diretor e curador numismático. A venda privada foi intermediada por Greg Roberts, presidente e chefe executivo do Spectrum Group International de Irvine, CA.

"- Este é um tesouro nacional, e eu fui seu custode orgulhoso desde 2003", declarou Contursi. "- Eu nunca quis escondê-la em um cofre; essa moeda é para a nossa economia e comércio internacional o que a Declaração da Independência foi para a liberdade da nossa Nação: um significativo pedaço de história e um tesouro nacional".

Contursi usou sua aquisição para mostrar publicamente a moeda em uma dúzia de cidades pelo país e no museu da sede central da ANA. O museu contava com um mostruário personalizado alto 4 pés, em madeira, para que ela fosse facilmente vista. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas a tenham contemplado nos últimos seis anos.

"- A CCEF fará de tudo para ser um digno sucessor na custódia de um tesouro americano tão importante", disse Logies. 
"- Acho que seja mais do que justo que o recorde mundial de preço seja dado ao dollar melhor conservado de 1794".

Um certo Roberts, um dos intermediários da venda, disse: "- O Spectrum Group de companhias foi honrado em participar na transação historica que culminou na transferência desta obra de arte americana em suas mãos mais que merecidas".

Seus donos anteriores incluem o Coronel E.H.R. Green, W.W. Neil e Amon Carter Sr. e Jr.. O catálogo da venda Stack de 1984 da coleção Carter dizia "é perfeitamente deduzível que este tenha sido o primeiro dollar de 1794 a ser cunhado!"

Com o passar das décadas, vários pesquisadores numismáticos concordaram com tal afirmação, entre eles Walter Breen, Jack Collins, John Dannreuther, David Hall e Logies que é autor do livro  "The Flowing Hair Silver Dollars of 1794". 

Um total de 1758 peças foram fabricadas em um cunho mecânico girado à mão na Casa da Moeda de Philadelphia, em 15 de outubro de 1794, o único dia de produção de dólares neste ano. Foram feitas com prata fornecida pelo então diretor da Casa da Moeda, David Rittenhouse, que queria substituir as moedas francesas, espanholas, holandesas e inglesas que dominavam o comércio local e o troco da era pós-colonial.

Logies estima que existem somente 140 exemplares sremanescentes, sendo o exemplar Neil/Carter/Contursi considerado único entre eles.
"É o mais bem preservado, É tambem única pelo fato de que tem a batida de cunho melhor preservada e campo mais idôneo. Mesmo se as condições de cunhagem na época fossem bastante rudes, quase barbáricas, esta moeda foi extremamente bem cunhada. De fato, quando a moeda é vista em seu estado natural, fora do holder que a protege, brilha em um modo único, mostrando um luster notavelmente profundo e belo, em toda sua superficie, campos espelhados a "mó de água", e superficies em contraste cameo preto e branco, não diferente de proofs do fim do século XIX. E' certamente impressionante e foi claramente vista como importante no dia em que foi "batida", a pedra miliar de uma primeira cunhagem", ele disse.

De 2004 a 2009, a moeda foi exibida no Edward C. Rochette Money Muesum da ANA em Colorado Springs, Colorado, e foi mostrada pelo menos seis vezes na World Fair of Money da ANA pelo país.

"- Por cinco anos, este espetacular dolar de 1794 deu aos vistantes do Money Museum a oportunidade de ver um verdadeiro tesouro histórico", disse o diretor executivo da ANA, Larry Shepherd
"- Colecionadores de todo o mundo puderam ver esta importante peça numismática tanto em nosso museu quanto nas nossas exposições onde era sempre a estrela. De fato, seu sucesso como atrativo de nossos shows ajudou a inspirar o nosso Muesum Showcase que permitiu a milhares de frequentadores das convenções da ANA, todos os anos, vislumbrar as maiores raridades deste nobre hobby".

No ano seguinte à aquisição da moeda, Contursi fez acordos com os maiores pesquisadores numismáticos através do pais para que pudessem examinar e divulgar o primeiro dollar a ser cunhado pelos Estados Unidos. Ademais, na Summer Convention da ANA de 2004 em Pittsburgh, Pennsylvania, a moeda foi cuidadosa e brevemente removida de seu holder PCGS para que pudesse ser examinada pelos pesquisadores presentes no evento.

Dannreuther disse na época: "a condião da moeda é perfeita. Nunca esteve em uma sacola ou barril de moedas, indicando que entrou em acervo numismático logo após a cunhagem, contando com cuidados especiais de manuseio e armazenagem, desde sua fabricação . A cor e o brilho são originais e isso indica que durante toda a sua vida, seus donos  - ou melhor, "cuidadores" - absolutamente SOUBERAM que ela era especial".

Conhecido pelos colecionadores como o Flowing Hair dos Early Silver Dollars americanos, o anverso apresenta 15 estrelas ao redor de Miss Liberty com longos simbólicos cabelos que fluem com a palavra LIBERTY sobre ela, tendo abaixo a data. No reverso, as palavras UNITED STATES OF AMERICA correm em volta de ramos de oliva e uma águia, com um design estiloso, que seria melhorado por designers sucessores, a partir de 1795.

O nome da moeda em seu pedigree, Neil/Carter/Contursi, vem de seus donos anteriores, Will W. Neil, a qual coleção foi vendida em 1947, e Amon Carter Sr., editor do jornal de Fort Worth e filantropista que a comprou em tal venda. Contursi a comprou por " milhões de dólares" em 2003 da coleção Knoxville, descrita como a maior e melhor coleção de moedas americanas de prata, na época.

A CCEF mantém varios websites para dar informações sobre as primeiras cunhagens americanas, incluindo o www.EarlyUSCoins.org, e o wwwEarlyDollars.org, que contém um guia interativo "Treasure Hunters", para classificar early dollars de acordo com suas variantes de cunho. Um outro site esta sendo planejado, www.CCEFlibrary.org, que sera destinado a dar ao público acesso à grande biblioteca numismática da associação.

"- De todas as raridades que eu vi ou ouvi falar, sem dúvidas esta é a mais importante de todas, o primeiríssimo dolar de prata.  Esta é A moeda", disse Logies.

A seguir, o leilão do Flowing Hair 1794. Incluindo a comissão do leiloeiro, a moeda foi vendida por US$ 10 milhões de dólares.