Mark Rothko

Em 1913 Rothko deixou sua terra natal, transferindo-se com a inteira família para Portland, Oregon, nos EUA. Entre 1921 e 1923 frequentou a Universidade de Yale, New Haven, Connecticut. No ano seguinte abandonou os estudos para ir para New York em 1925 onde estudou na Art Students League, com Max Weber.

Sua primeira exposição em 1928, foi em uma coletiva da Galerias Opportunity, em Nova York. Nos anos seguintes, manteve uma profunda e sincera amizade com outros grandes artistas como Milton Avery e Adolph Gottlieb.

Seu trabalho concentrou-se em emoções básicas, muitas vezes preenchendo grandes telas com cores vibrantes, podendo ser considerado o precursor dos pintores no campo da cor. É no final dos anos 40 e início dos anos 50 que desenvolve seu próprio estilo. Retângulos coloridos sobre tela pairam acima da superfície. Mesmo com toda sua genialidade expressiva, Rothko permaneceu praticamente desconhecido até 1960, vivendo do ensino de arte no Brooklyn Center Academia e seguidamente na Escola de Artes da Califórnia em San Francisco.

Em 1958, Philip Johnson contactou Rothko para pintar uma série de murais para o Four Seasons, o luxuoso restaurant do “Seagram Building”, em Nova York, um projeto no qual trabalhou por mais de um ano.
Depois de concluído, Rothko ficou profundamente decepcionado e irritado com a possibilidade de que suas pinturas fossem usadas como pano de fundo para uma sala de jantar, recusando a entregar seu trabalho pelo qual receberia o equivalente a 2 milhões de dólares.

Após uma longa luta contra a depressão, em 25 fevereiro de 1970 cometeu suicídio cortando os pulsos em seu estúdio em Nova York.

A partir daí, a fama de Rothko cresceu continuamente até se tornar, em 2000, um dos artistas mais caros do mundo. Uma de suas telas, White Center (Yellow, Pink and Lavender on Rose) foi arrematada em Maio de 2007, na Sotheby's de Nova York por US$ 72,84 milhões, mais do que o triplo do recorde anterior do próprio artista estabelecido em novembro de 2005 na Christie's.

Para conhecer mais sobre este genial artista, aconselho a sequência de vídeos a seguir; um excepcional trabalho de Simon Schama.